Para fortalecer o sistema imunológico, recomenda-se o consumo de determinados nutrientes, como zinco, glutamina, selênio, vitaminas C, A, B6, D e E. Além disso, sugere-se a suplementação desses, caso a alimentação não seja suficiente. Também, é importante beber bastante água, evitar o estresse e dormir adequadamente.
O sistema imunológico tem a importante responsabilidade de combater os vírus e as bactérias que entram no organismo, protegendo-o de várias infecções. Por isso, quando se fala em “imunidade baixa”, é comum entendermos que o sistema imunológico está fraco demais para defender-se e, por isso, está mais suscetível a infecções.
Alimentos para aumentar a imunidade
Como dito, certos nutrientes auxiliam no fortalecimento do sistema imunológico – muito embora seja importante frisar que os nutrientes isolados não são suficientes, sendo fundamental que haja um equilíbrio de todos eles.
Veja quais são os melhores alimentos para aumentar a imunidade:
- Acerola;
- Alho;
- Castanha-do-pará;
- Cebola;
- Couve;
- Gengibre;
- Gérmen de trigo;
- Iogurte e leite fermentado;
- Kiwi;
- Laranja;
- Limão;
- Maçã;
- Morango;
- Tomate;
- Vegetais verdes-escuros, tais como couve, brócolis e espinafre.
Para melhorar a sua imunidade, é fundamental que você aposte em um estilo de vida mais saudável, optando pela alimentação natural (fugindo dos alimentos industrializados), realizando práticas físicas com regularidade e atividades que tragam bem-estar.
Causas da baixa imunidade
Existem várias causas que podem baixar a imunidade, mas felizmente algumas situações podem ser facilmente sanadas. Confira quais são as causas mais comuns deste problema:
Certos anti-inflamatórios e analgésicos também podem afetar o número de glóbulos brancos no sangue, atingindo a imunidade;